Sobre a Lota Digital

A Lota Digital é uma nova plataforma electrónica que permite a primeira venda de pescado ainda a bordo das embarcações de pesca, ligando todos os armadores, via internet, a todos os potenciais compradores e parceiros logísticos do sector.

Com um inovador sistema de venda directa ou via leilão inteligente, todos os pescadores podem agora vender o seu pescado através de uma App. Os compradores registados são notificados sempre que uma captura do seu interesse surja na plataforma, podendo fazer uma compra directa, ou deixar as suas ordens de compra para o próximo leilão automático. A Lota Digital fecha o negócio após um rigoroso controlo de qualidade e validação de que o pescado desembarcado cumpre os requisitos acordados, minimizando assim quaisquer reclamações futuras.

Esta plataforma pretende valorizar uma pesca responsável e sustentável, implementando rigorosos mecanismos de rastreabilidade digital desde o mar até ao consumidor final.

Esta tecnologia desenvolvida pela startup tecnológica portuguesa BITCLIQ, será ensaiada no Porto de Peniche, num projeto piloto promovido pela DOCAPESCA, onde durante seis meses se irá avaliar e melhorar continuamente o conceito, preparando-o para a sua aplicação em todo o território nacional.